Terra Natal dos Incas, o Peru reserva mistérios e aventuras memoráveis que vão muito além da Cidade Sagrada de Machu Pichu.
Ao sul do Peru, a dinâmica e cosmopolita Santiago permite bate-voltas inéditos, seja rumo à neve, vinícolas ou litoral chileno.
E, antes de retornar ao Brasil, pelo sul, nada mais estratégico do que explorar Montevidéu, um destino que encanta cada vez mais brasileiros por sua rica gastronomia, riquezas culturais e balneários badaladíssimos.
Um roteiro de 11 dias passando por esses 3 países é motivo suficiente para qualquer mochileiro se apaixonar ainda mais pela América do Sul! Nesse post, reunimos algumas dicas para você não perder o melhor de cada um desses países e planejar agora mesmo a sua aventura. Confira!
O que há de mais interessante no Peru?

Talvez essa pergunta seja “simplista” demais. Afinal, como resumir tantas maravilhas de um país em poucas palavras?
O Peru talvez seja menos comentado que Argentina e Chile, mas está longe de ser menos interessante. Sua história é riquíssima e guarda memórias inestimáveis da civilização.
O Museu Larco reúne relíquias que remetem à história Antiga e, mesmo que você não seja fã de História, certamente terá uma ótima experiência por conta da organização, estrutura e valor cultural. Suas instalações remetem a um complexo, que integra impecáveis jardins da área externa com a perfeita organização das dependências internas.
Outro ponto é a biodiversidade do país, desde as riquezas naturais dos Andes até a litoral pacífico, traduzindo nas mais diversas possibilidades gastronômicas, fazendo com que blogueiros de peso também entendam que a culinária peruana está no mesmo patamar das mais elogiadas cozinhas internacionais, com a vantagem do preço talvez ser mais acessível.
Cabe destacar também as riquezas naturais e culturais que podem ser exploradas, lembrando das icônicas lhamas na região andina, do Parque Nacional Huascarán e, como se é de esperar, a Sagrada Cidade do Machu Pichu – berço da civilização inca.
Você pode ir e voltar de Cusco a Machu Pichu de trem, em um único dia. Mas, para uma experiência mais rica, reserve pelo menos 2 dias e pesquise bastante pois as agências de passeios possuem variações de até 100%, por mais inacreditável que pareça.
O melhor de Santiago, no Chile

O maior desafio ao escolher o que fazer em Santiago provavelmente será decidir qual opção escolher dentre tantas possibilidades diferentes de turismo.
Os bairros da capital em si já oferecem bastante infraestrutura e são apaixonantes.
Mirantes, parques, centros comerciais e urbanização impressionante que convidam um passeio pelos micro-bairros, famosos pela tranquilidade e arquitetura, remetendo ao estilo europeu – a propósito, o nome do microbairro em questão é, nada mais nada menos que Paris-Londres.
O Centro, em especial, também reúne atrações turísticas suficientes para o mochileiro se perder e viver plenamente a cultura chilena.
Agora, desejando encaixar um bate e volta no roteiro, Santiago permite quebrar a rotina no litoral, na vinícola ou na neve. Por sinal, é possível ainda pegar um ônibus até Mendonça, a cidade argentina do outro lado dos Andes, famosa pelo vinho, churrasco e esportes de aventura.
O que não pode faltar na viagem a Montevidéu?

Parillada (churrasco uruguaio), alfajores, cassinos, pôr do sol na orla do Rio da Prata, visitar Colônia do Sacramento (a “Paraty” deles) ou curtir a tarde em Punta del Este?
Qual dessas opções você já ouviu falar? Apostamos que todas elas, não é mesmo? Afinal, a proximidade com o sul do Brasil tornou experiências como essas mais possíveis aos brasileiros da região do que podemos imaginar.
Uruguai é um vizinho acolhedor, o brasileiro consegue usar a própria CNH para alugar um carro por lá e também explorar regiões próximas, dirigindo sem rumo fora do circuito principal, ao norte de Punta del Este.
11 dias é realmente suficiente?

Você pode decidir explorar uma única cidade e 11 dias não ser suficiente…tudo depende da intenção. É possível viver intensamente uma única região ou “degustar” um pouco de cada para descobrir onde existe maior afinidade.
11 dias pode ser perfeito para essa experiência. Uma verdadeira aventura por alguns dos principais destinos da América do Sul podem conectar você a experiências incríveis.
Eu e Minha Mochila é uma agência de mochileiros que entendem a beleza e transformação proporcionada ao turistar pelo mundo.
Nossa missão é aproximar você deste sonho, indicando as melhores opções – validadas pessoalmente pela nossa equipe – evitando que suas aventuras sejam comprometidas por más escolhas.
Afinal, talvez você não conheça o destino pretendido e, nada como aquele filtro de quem zela pela qualidade, para tornar a sua viagem muito mais tranquila, segura e fantástica!